carta compromisso - Cursilho

Assembleia Regional em Jaboticabal

Ger Sul I – Ribeirão

De 17 a 19 de junho de 2016
"Vocação e protagonismo dos leigos e leigos como sujeitos na missão da Igreja."

O Grupo Executivo Regional SUL - I Ribeirão Preto, impulsionados pela graça de Deus, iluminados pelo Espírito Santo, conduzidos pela Palavra, e fiéis ao Carisma do MCC, reunidos em Assembleia no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Jaboticabal (SP), de 17 a 19 de junho de 2016, tendo como base o Roteiro de Estudos do MCC das Escolas Vivenciais e Assembleias – O MCC EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO, sob a dimensão “ Vocação e protagonismo dos leigos e leigas como sujeitos na missão da Igreja”, refletiram:

1 – Realidade levantada VER:
Dificuldades e desafios encontrados:
Cursilhos só com pessoas da terceira idade, com estrutura “caduca” impedindo a renovação e o crescimento do MCC.
Fichas apresentadas e aprovadas de ultima hora sem passar pelo Pré-Cursilho.
Há GED que não usa como orientação o Livro Cursilho por dentro.
Preocupação exagerada com a quantidade de candidatos ao Cursilho, deixando de priorizar a qualidade do Cursilho três dias.
Dificuldade na renovação das Equipes de coordenação nos três tempos de Cursilho e GED, que insistem em perpetuar no poder.
Falta de oportunidade aos jovens na Coordenação.
Linguagem inadequada e fora da realidade dos JOVENS.
Inexistência de Regimento Interno em algumas Dioceses.
Preocupação exagerada com as Escolas, deixando de visitar novos setores e paróquias.
Desconhecimento do que é setor, muitas vezes usando nomes diferentes para definição dos mesmos.
Avanços encontrados:
Alguns GEDs não repetem mensageiros.
Visita de Coordenadores as várias cidades e setores colhendo bons frutos.
Reunião mensal com todos os Coordenadores de Setores.
Seis das Dioceses possuem Regimento Interno.
Intercambio entre os Setores da Diocese, um ajudando ao outro em suas limitações.
Reunião do GED cada mês realizada em um setor diferente.
Envolvimento do Assessor Eclesiástico nas decisões do GED.
Programação única de todas as Escolas do GED.
Escola Itinerante para jovens.
Exigência de Frequência na Escola Vivencial para participação no Cursilho.
Perseverança em reuniões e Escolas mesmo sem a realização do Cursilho três dias.

2 – A partir da realidade levantada constataram-se (DISCERNIR):
Setor cidade muito grande em extensão, com muitas paróquias, dificultando a criação de novos setores paroquiais.
A necessidade da criação de novos setores em outras cidades da diocese.
Criar ou reorganizar a estrutura para os setores já existentes.
Resgatar municípios que já tiveram estrutura.
Dificuldades em atender a demanda de candidatos da diocese, devido ao tamanho da diocese, prejudicando o trabalho de Pré e Pós.
Falta de abertura para acolher e valorizar o trabalho dos Jovens, havendo a necessidade de reestruturação.
Falta de unidade.
Dificuldade em achar novos coordenadores comprometidos nos setores.
Dificuldade em relacionamento com o clero.
Fazer intercâmbio entre os jovens do GER.
Necessidade da renovação de mensageiros jovens.
Dificuldades financeiras.
Necessidade de intercambio entre jovens e adultos.
Necessidade dos GEDs fazer intercâmbio para solucionar suas deficiências, respeitando a realidade de cada GED.

3 – COMPROMISSOS DO AGIR DA ASSEMBLEIA REGIONAL EM JABOTICABAL:
O GER SUL I – RIBEIRÃO PRETO, em assembleia regional realizada na cidade de Jaboticabal se compromete, com alicerce do carisma do MCC à:
Intensificar o espírito missionário através da expansão das estruturas de serviço com prioridade na busca dos afastados da Igreja e do resgate dos afastados do movimento.
Ter a cultura da formação integral permanente, possibilitando a atuação nos três tempos do movimento, e como cristãos comprometidos na Igreja e em todos os seus ambientes.
Desenvolver a cultura da comunhão, acolhida e inclusão entre as estruturas de serviço e entre os membros do MCC.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal